Como superar uma crise no casamento

Cada vez que passa por uma crise no seu casamento, a primeira coisa a perguntar é: “O que já tentou para resolver esses problemas?”

Decerto pensará numa das três hipóteses: 

– Não tinham um plano para melhorar a situação
– Acabaram por repetir os mesmos erros
– O plano era muito vago e não levava a lado nenhum.

Tenham ambos consciência da situação actual

Ao consultarem um especialista, pode acontecer dizer-lhe que está tudo bem, enquanto o seu parceiro faz uma lista enorme de coisas que estão erradas. Se não estiverem os dois a par do que se passa, já é por sim um péssimo começo.

Acabem imediatamente com o que não está a funcionar

Muitas vezes pode existir um certo problema que dificulte toda a relação, e aí tem de ter um plano para acabar com ele, mesmo que isso implique deixar de falar sobre o assunto. Ao evitar conflitos verbais, a situação poderá acalmar e conceder mais longevidade ao relacionamento.

Crie um plano que se foque em soluções

Ao invés de criar discussões baseadas em atirar culpas, concentre-se em discussões baseadas em soluções práticas para os problemas no casamento.

Sendo assim, cada um deve escrever o que acha melhor como resolução da crise, tendo em conta a sua pessoa, e não o seu parceiro.

De seguida, apenas tem que manter em mente tudo o que escreveu e esforçar-se ao máximo para cumpri-lo.

Existem alturas em que centrar as energias para o que não está a funcionar simplesmente leva ao mesmo: a um interminável ciclo de negativismo que desgasta o relacionamento pouco a pouco. Para acabar com isso, é necessário esforço, paciência e disciplina por ambas as partes. Um acordo mútuo com tal força pode ser tudo o que necessitam para estarem juntos muito mais tempo do que esperam.