Conheça os pilares de uma boa relação

Ao inicio do namoro tudo é fantástico, enquanto existe aquela paixão inicial, aqueles frios na barriga, as borboletas quando sabemos que nos vamos encontrar com a outra pessoa, tudo é fantástico, contudo inevitavelmente a paixão acaba por esmorecer e dar lugar a outros sentimentos mais fortes que necessitam de ser estimulados diariamente, e quando não o são acabam por morrer, como é o caso do amor. Claro que é possível existir amor e paixão em simultâneo numa relação, mas a paixão acabará por se ir camuflando no amor e é quando se começa a ver o outro lado das relações.

A relação com outra pessoa pode ser muitas vezes um quebra-cabeças, pois não nos podemos esquecer que o amor é um dos sentimentos mais complexos, muito difícil de compreender. Ter uma relação estável e feliz nem sempre é fácil, nem sempre a base desta é a melhor e sem uma boa base é difícil manter uma boa relação.

A base é sem dúvida, algo essencial para que uma relação corra bem, não é por acaso que se diz que quem já é um grande amigo antes de namorar dá origem a uma fantástica relação, pois ao existir uma grande amizade já construíram uma boa base para o namoro e posterior casamento. Para além de a base ser muitíssimo importante, existem pequenas coisas que vão alimentando o amor que existe e assim, são e serão sempre os pilares de uma boa relação.

Os pilares para uma boa relação

Para existir uma boa relação com o seu parceiro é necessário que esta esteja bem assente em alguns pilares, considerados os pilares essenciais para que uma relação funcione da melhor forma.

O respeito pela outra pessoa é sem dúvida o pilar mais importante da relação, sem respeito pelo outro a sua relação não terá futuro nenhum, o mesmo acontece em qualquer relação na sua vida, seja ela amorosa ou não. Saber respeitar e conviver com as diferenças que a outra pessoa tem de si é uma enorme virtude, não deverá querer que a pessoa fique a sua fotocópia, assim o relacionamento não irá funcionar.

Confiança

Para muitas pessoas a confiança e o respeito veem antes sequer do amor propriamente dito, você pode amar bastante a pessoa que tem a seu lado, agora se não confiar, valerá a pena? Sem confiança a relação não fica estável, viverá constantemente numa aflição e com medo do que a outra pessoa está a fazer naquele momento ou poderá vir a fazer, o que não é bom nem para si, nem para a outra pessoa. Ninguém consegue ser feliz a viver constantemente desconfiado ou a sentir desconfiança da outra pessoa, não se iluda, o amor não cura tudo, muitas são as relações em que existe amor que acabam por falta de confiança.

Amor

O amor é essencial numa relação, sem amor não há sequer relação amorosa, há sim um relacionamento apenas físico. O amor é o que faz a relação seguir em frente, é o que faz tudo valer a pena, quando amamos uma pessoa tudo o que queremos é vê-la feliz, basta isso para nós sermos felizes.

Comunicação

A comunicação com o parceiro é muitíssimo importante, sem comunicação deverá ser muito difícil manter uma boa relação. Deverá conseguir conversar com o seu parceiro sobre tudo, todos os seus problemas pessoais, assim como sobre todos os aspetos da relação para que nada fique por esclarecer.

Vida Sexual

Muitas pessoas dizem que este é o pilar mais importante da relação, outras dizem que não tem praticamente importância nenhuma, contudo uma coisa é certa, como há muito oiço dizer “para beijinhos e abraços dou á minha mãe”, colocando isto de outra forma, amor sem vida sexual é a mesma coisa que amor por um amigo ou seja, uma sincera amizade. A vida sexual é muito importante numa relação amorosa, é aqui que o casal explorará a intimidade do parceiro. Durante muito tempo as pessoas não estavam totalmente felizes porque não davam a devida importância a este pilar, vivendo uma vida inteira inibidas de fazer certas coisas que sempre quiseram fazer e por falta de comunicação com o parceiro nunca o fizeram. Não se deixe cair na monotonia, esteja sempre a procura de novas experiencias.

Compromisso

O compromisso com a outra pessoa é muito importante, é necessário estar disposta a comprometer-se verdadeiramente com a outra pessoa, o que nem sempre acontece. Mas quando o amor é verdadeiro, este é um pilar facilmente alcançado.