A importância de festejar o Dia dos Namorados

dia dos namorados

Não oficial, o 14 de fevereiro é a data comemorativa dedicada aos namorados e a todos os apaixonados em geral. Excepcionalmente, o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado a 12 de junho, véspera de Santo António.

A data remota ao Império Romano, numa altura em que o imperador Cláudio II proibiu os casamentos no reino, de modo a criar um poderoso exército, uma vez que acreditava que os seus homens seriam melhores combatentes e se alistariam mais depressa se não tivessem família. No entanto, o Bispo São Valentim, que dá nome à efeméride, continuou a celebrar casamentos, em segredo, a despeito da proibição do imperador. Mais tarde a sua prática foi descoberta e o bispo foi preso e condenado à morte, decapitado no dia 14 de fevereiro de 270.

O Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, é celebração do amor, seja com a pessoa por quem está apaixonado, com a família ou com qualquer outra pessoa. É o momento certo para que possa dizer e demonstrar às pessoas mais importantes da sua vida que o são.

No entanto, acontece que hoje em dia, celebrar o Dia dos Namorados é mais comum nos jovens, ainda que cada vez mais casais, de todas as idades, o comemoram. As lojas veem neste dia a oportunidade de venderam cartões, flores, chocolates, decorações e, uma tendência crescente, joias, nunca esquecendo os símbolos do romance: a rosa e o Cupido.

Se é, de facto, um dos entusiastas da data e todos os anos prepara um surpresa especial para a pessoa com quem partilha os melhores (e piores, por vezes) momentos, não deixe que a magia acaba. Apesar de ser um dia como tantos outros, um dia de trabalho para a maioria das pessoas, é importante que pequenos momentos sejam partilhados a dois e não existe pretexto melhor do que o Dia dos Namorados.

Leve a sua cara-metade àquele restaurante onde quer ir há meses ou, em alternativa e bastante mais económico, cozinhe, prepare uma refeição simples e acenda velas pela casa. Mas não fique por ai, abra um bom vinho, coloque um disco de jazz, ou qualquer outro à sua escolha, e esqueça o mundo lá fora. Mas lembre-se sempre, mais importante do que a quantidade de prendas ou o local do restaurante, é o amor e o carinho que deposita em tudo o que fizer. Afinal é mesmo disso que se trata o amor e o Dia dos Namorados, mostrar às pessoas especiais que realmente o são.