Se você suspeitar que alguém que conhece está sendo vítima de violência doméstica, faça algo. Se está a hesitar dizendo a si mesmo que não tem nada a ver com isso, você pode estar errado. A pessoa que está sendo vítima dos abusos pode não querer falar sobre isso, mas se você expressar a sua preocupação vai deixar a vítima a saber que se importa com ela e, quem sabe, isso pode até salvar a vida dela.
O que fazer em caso de violência doméstica
Converse com a pessoa em privado e deixe que ele ou ela saiba que você está preocupado. Aponte as coisas que você notou que fazem com que esteja preocupado. Diga à pessoa que está sofrendo de violência doméstica que pode contar consigo, que você estará sempre lá para ela, pronto para escutar ou ajudá-la. Tranquilize a pessoa dizendo que vai manter tudo o que é dito em segredo.
Lembre-se, os abusadores são muito bons em controlar e manipular as suas vítimas. Pessoas que foram abusadas ou agredidas emocionalmente estão deprimidas e esgotadas, estão com medo e confusas. Elas precisam de ajuda para sair do relacionamento abusivo, mas muitas vezes elas foram isoladas pelo abusador da sua família e amigos. Ao oferecer apoio, você pode ajudar a vítima a escapar de uma situação abusiva e começar a cura.
Se a manipulação do abusador tiver causado o afastamento da vítima da sua companhia, então a única coisa que poderá fazer é denunciar a situação às autoridades. Esse pode ser um passo difícil de tomar, mas será uma boa decisão. Pode informar o caso anonimamente para se proteger, mas faça algo em qualquer sentido. A sua denúncia pode ser aquilo que faltava para a pessoa abusada abandonar o relacionamento degradante.
Na atualidade, a violência doméstica é encarada muito mal pelas pessoas. Os tempos em que ninguém “metia a colher” entre marido e mulher já passou. Os abusos físicos ou verbais são inaceitáveis nas sociedades civilizadas. A sua ação, portanto, é sempre recomendada. Você pode fazer a diferença na vida de uma pessoa que é vítima de violência doméstica. Não fique parado, faça algo para ajudar alguém que precisa realmente de ajuda.